ZCT Consultoria | Gerenciamento de Processos
438
page-template-default,page,page-id-438,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive
 

Gerenciamento de Processos

Quantas vezes ocorreram falhas em sua empresa/negócio?

 

Ou porque falhou o controle, ou porque o sistema falhou em algum ponto, ou porque alguém se esqueceu de algo, ou porque não havia funcionalidades no sistema?  Pois saiba que isto e outros problemas são comuns e motivados por falha de processos que podem ser efetivamente resolvidos quando há uma automatização bem feita de seus processos internos. Para que isto ocorra é importante uma modelagem  e modelo de analise adequados.

 

Processo de Negócio: conjunto de tarefas interdependentes e interligadas que permitem a entrega de um produto ou serviço ao cliente  e  concretiza um objetivo estratégico da organização.

 

Exemplo: mapeado o processo-chave de Vendas, o mesmo não se encerra com a assinatura de um contrato ou pedido, mas com a Entrega do produto ao cliente e tem por fronteiras outros processos essenciais como Faturamento, Compras, Gestão de Estoque e Produção.

 

BPM:  o Gerenciamento dos Processos de Negócio (BPM-Business Processes Management) é uma jornada e não uma meta.   Ela representa uma visão diferente da visão funcional e departamental, tradicional, e seu maior objetivo é a representatividade dos processos, a sua modelagem e permitir enxergar pontos de melhoria, que refletirão no aperfeiçoamento do Negócio.   O BPM (ou GPN) permite o gerenciamento integrado de toda a empresa e todas as áreas de negócio.

 

GIM: nossa metodologia  incorporou o BPM como parte importante e necessária para a melhoria do Negócio, considerando por base de todas as Mudanças geradas pelo GIM na origem dos planos de marketing e comercial.

 

Vale analisar algumas perguntas para reflexão :

 

– Você está Muito satisfeito com os resultados das áreas a seguir?

– Comercial,

– Financeira,

– TI,

– Marketing e Analise de Mercado,

– Produção e Custos,

– Controle de Receitas,

– Inadimplência,

– Produtividade,

– Clima organizacional,   etc.

– Como gestor você consegue definir como está caminhando seu negócio em todos esses aspectos?

– Como você mede esses avanços ou retrocessos? Esta medição tem lhe auxiliado totalmente?

– Qual a perda de clientes e de mercado para a sua Concorrência? Como mede o seu ganho de mercado? Existe controle de sua Participação e audiência no Mercado?

– Você sente sua gestão totalmente integrada e com sua TI dando respostas com agilidade?

– Você sente sua equipe  motivada e inovando em novos produtos/serviços?

– Qual o nível de maturidade em gestão de processos que sua empresa se encontra?

– Você sente sua equipe  motivada  em evoluir seus processos internos continuamente?

– Como você atinge o seu público-alvo com o que seu negócio realiza para ele?